Trance progressivo

Trance progressivo
Origens estilísticas Trance psicodélico, House progressivo, House music, Trance, Techno, Música ambiente
Contexto cultural Final de 1990s, Reino Unido, Estados Unidos, Europa
Instrumentos típicos Sintetizador, Caixa de ritmos, Sequenciador, Sampler, teclado eletrônico, computador pessoal
Popularidade Prog
Subgêneros
Trance progressivo comum, Trance progressivo psycodélico, Trance progressivo offbeat

O trance progressivo (em inglês: progressive trance ou progressive psytrance) é uma vertente mais calma e com menos elementos que o trance psicodélico e o Trance Europeu. É um estilo mais lento, melódico e também grooveado, com BPM em torno de 130 a 140 e recebe influências da House Music e do Techno. O trance progressivo, como já diz o nome, tem como sua característica principal, o fato de que, com o passar dos compassos, a música irá progredindo, ou seja, irão sendo adicionados mais elementos. A música também é mais marcada e com um swing mais linear que o trance normal.

A duração das faixas também costuma ser muito maior que canções comuns de outros subgêneros do Trance e do Psytrance. Um bom exemplo disso é Xpander, de Sasha (11:29 minutos). Enquanto a maioria das tracks tradicionais levam cerca de cinco a sete minutos, uma faixa progressiva possui não raro nove minutos. A partir de 2003, mais e mais produtores de Psytrance adotaram o gênero. Desde 2004, uma fusão entre os dois movimentos é claramente audível, com as linhas da melodia se tornando mais hipnotizantes e as primeiras linhas vocais bastante comuns desaparecendo.

O trance progressivo se originou em meados dos anos 90 após o surgimento do Trance no início da década de 1990. O trance progressivo geralmente é mais complexo por natureza do que o trance normal. BT, Sasha e Paul van Dyk, em particular, desempenharam um papel importante no desenvolvimento do trance progressivo.

Artistas bem conhecidos dentro do gênero são BT, Paul van Dyk, Sasha, Above & Beyond e Chicane. Na música de Faithless e Hybrid, você também pode ouvir fortes influências do trance progressivo.

Um estilo que se aproxima do trance progressivo é o house progressivo, com a diferença de que o house progressivo é mais lento, baseado em house, contém mais tons graves e possui um toque levemente melancólico, em que o trance progressivo geralmente é mais eufórico. No house progressivo, no entanto, muitas vezes você pode ouvir tracks típicas do estilo trance. O house progressivo também costuma ter uma pitada de eletro (e às vezes eletrohouse).

Tracks notáveis:

2000: Goldenscan – Sunrise (Tiesto Remix)

2000: Push – Strange World

2001: Tiësto – Suburban Train

2003: Ticon – Back To Basic

2004: Tilt – The World Doesn't Know

2005: Markus Schulz feat. Airwave – Ballymena

2005: Above & Beyond vs. Andy Moor – Air For Life

2009: Gaia – Tuvan

2010: Arnej – They Need Us

2012: Stoneface & Terminal – Gallery Of Sound

2014: Tommy Johnson – Son Of Ligh


Developed by StudentB